ACNE, CRAVOS E ESPINHAS: Tipos de Acne e seus Tratamentos

11/08/2014 14:41

Tipos de Acne e seus Tratamentos

 
Tipos de Acne e seus Tratamentos

espinhas-cravos-e-acne

O tratamento do acne deve ser ajustado individualmente de acordo com as características do doente e o tipo de lesões presentes.

 

Acne comedónico

 

Deve-se iniciar o tratamento de acne com a utilização de agentes comedolíticos, como os retinóides tópicos, em especial a tretinoína. Caso não haja melhorias ao fim de quatro-seis semanas pode associar-se outros fármacos tópicos como o peróxido de benzoilo (PB) ou antibióticos tópicos.

 

Outros fármacos tópicos que podem ser úteis são o ácido azelaico, ácidos a-hidróxido e nicotinamida1,4,6,18.

Como terapêutica adjuvante pode usar-se o extractor de comedões1,4.

 

O doente deverá ser avaliado a cada dois meses para se proceder aos ajustes terapêuticos.

Tipos de Acne e seus Tratamentos

Os doentes do sexo feminino que não apresentem melhorias e/ou que apresentem sinais de hiperandrogenismo poderão ser tratados com terapêutica hormonal1,4,17.

 

Acne inflamatório ligeiro

 

Este tipo de acne deve ser abordado inicialmente de forma similar ao acne comedonal (ex.: retinóide associado com PB e/ou antibióticos tópicos).

 

Caso existam cicatrizes, ou se após um período de quatro-seis semanas não ocorrerem melhorias deve associar-se um antibiótico oral.

 

Por volta da décima semana de tratamento, caso não ocorram melhorias deve verificar-se se o antibiótico está sendo tomado corretamente e, se estiver, deve aumentar-se a dose do mesmo ou mudar de antibiótico. Caso a doença esteja controlada, pode reduzir-se a dose do antibiótico oral mantendo-o ainda por cerca de seis meses para evitar recidivas e o surgimento de resistências. Os fármacos tópicos deverão ser mantidos por longos períodos.

 

O doente deverá ser avaliado mensalmente, e, se não se conseguir controlar a doença, deve considerar- se a utilização da terapêutica hormonal (nos doentes do sexo feminino) ou da isotretinoína. Este fármaco também deve ser utilizado caso ocorram recidivas durante ou após o tratamento com antibióticos orais.

 

Acne inflamatório moderado

 

Deverá ser abordado de modo similar à forma ligeira, mas com o uso desde o início do tratamento de antibióticos orais, reservando-se os retinóides para quando houver redução das lesões inflamatórias.

 

Acne inflamatório severo

Tipos de Acne e seus Tratamentos

Neste tipo de acne pode iniciar-se o tratamento com a administração de antibióticos orais associados à utilização de PB tópico, mas a resposta é usualmente incompleta.

 

Nos últimos anos, gerou-se o consenso de que a isotretinoína é o tratamento de escolha para o acne

severo.

 

Nos doentes do sexo feminino em que ocorra recidiva após o segundo ciclo de isotretinoína, deve proceder-se a um estudo endocrinológico para ponderar a utilização da terapêutica hormonal.

 

Cicatrizes

 

Dispomos actualmente de vários tipos de terapêuticas para as cicatrizes do acne, variando a sua escolha de acordo com o tipo de cicatrizes a tratar e com a experiência do utilizador. Incluem: técnicas cirúrgicas por microenxerto, dermoabrasão, injeção intralesional de corticoesteróides e mais recentemente vários tipos de lasers.

 

Fonte: Rev Port Clin Geral 2003;19:561-70

 

Veja mais...

 

 

 

click nas imagens e saiba mais...

 

espinhas-cravos-e-acne espinhas-cravos-e-acne

espinhas-cravos-e-acne

 

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros