ACNE: TRATAMENTOS Cravos e espinhas

11/08/2014 14:22

ACNE: TRATAMENTOS TÓPICOS

 

ACNE: TRATAMENTOS Cravos e espinhas

 

espinhas-cravos-e-acne

A acne é uma inflamação crônica do folículo pilossebáceo, de natureza multifatorial, sendo a lesão fundamental denominada comedão, que está associado a hiperqueratinização folicular e a presença de anticorpos específicos contra Propionibacterium acnes (bactéria causadora da acne). Fatores hormonais influenciam no quadro da acne (SABATOVITCH, 2009)

Conforme COSTA et al (2010), a prevalência das espinhas e cravos variam de 35% a 90% entre os adolescentes, sendo 95% nos meninos e 83% nas meninas com 16 anos de idade. Aparece com maior frequência no sexo masculino devido ao fator hormonal (influência androgenética).

Para Ribeiro (2010), os produtos tópicos atuam nas lesões da seguinte maneira: inibindo a secreção do sebo, como queratolíticos e comedolíticos, reduzindo a proliferação bacteriana, com efeito anti-oxidante e inibindo a inflamação.

ACNE: TRATAMENTOS Cravos e espinhas

 O peróxido de benzoíla é uma substância amplamente utilizada na acne por apresentar propriedades antibacterianas e queratolíticas, podendo ser usado tanto em lesões inflamatórias quanto não inflamatórias, e a resistência bacteriana diminui quando este agente é usado em associação com outros antibióticos (LAYTON, 2005). É usado em concentrações que variam de 2,5% a 10% em cremes, loções ou géis e podem causar irritação inicial, porém raramente provocam dermatite de contato alérgica (BERSON & SHALITA, 1995).

Verifica-se, contudo, que é essencial iniciar a terapia da acne com um agente comedolítico, pois o precursor de todas a lesões é o comedão. A tretinoína (ácido all trans- retinóico) é um dos agentes comedolíticos mais eficazes no trataqmento tópico da acne, já que normaliza a descamação do folículo e facilita a drenagem dos comedões pré-existentes.(BERSON e SHALITA,1995).

Segundo BERSON e SHALITA (1995) o ácido salicílico é um agente comedolítico, provocando descamação e melhorando processos inflamatórios. Apresenta efeito inferior ao da tretinoína, mas pode ser usado como alternativa em pacientes sensíveis a esse agente.

A nicotinamida parece possuir um potente efeito anti-inflamatório por atenuar os níveis de citocinas inflamatórias. Em um estudo realizado por MORGANTI et al (2011) verificou-se que uma formulação cosmética com a combinação nicotinamida-fosfatidilcolina rica em ácido linoléico foi capaz de normalizar o sistema anti-oxidante e a função de barreira da pele, alterados pelas acne, espinhas e cravos.

O ácido azelaico compreende um ácido dicarboxílico com ação comedolítica e antibacteriana (THIBOUTOT, 2002). Apresenta atividade antibacteriana contra aeróbicos e anaeróbicos e atividade anti-inflamatória, podendo ser usado a 20% em cremes ou géis (KRAUTHEIN & GOLLNICK, 2004).

O peeling químico é uma técnica que utiliza agentes químicos aplicados localmente para estimular a renovação da pele. Podems ser aplicados na face com lesões provocadas por doenças de pele como a acne, ictiose, melasma, verrugas, entre outros (HENRIQUES et al., 2007 ).

 

Metodologia

 

A busca bibliográfica foi realizada em livros e bases de dados de artigos científicos nacionais e internacionais. Recorreu-se a artigos científicos datados de 1991 a 2011.

 

Resultados e discussão

 

Para KOO (1995), a acne apresenta implicação psicossocial em adolescentes em relação à imagem corporal. Muitos pacientes sofrem embaraço e retraimento social, raiva, depressão, dificuldade de convívio familiar, entre outros.

Segundo DANOU (2010), a acne pode ser uma causa de ansiedade na adolescência, pois a preocupação com o corpo pode estar relacionada com transtornos depressivos nesta fase, sendo que o comportamento psicossocial pode ser relevante para otimizar o tratamento.

Após a coleta bibliográfica e análise dos artigos, o presente trabalho apontou alguns aspectos importantes relacionados à aplicação tópica de produtos usados na acne, espinhas e cravos, principalmente considerando a possibilidade de associação dos mesmos, como os antibióticos com outros agentes, que constitui a primeira opção de tratamento (BRENNER et al,2006).  Segundo BRENNER et al (2006), os agentes tópicos mais usados são peróxido de benzoíla, ácido retinóico, ácido salicílico, nicotinamida e ácido azelaico.

 

Conclusão

 

Ao concluir o presente estudo, podemos observar a disponibilidade de um variado arsenal de tratamentos tópicos para a acne e seus fatores causais, proporcionando benefícios de ordem física e mental. O tratamento da acne, espinhas e cravos deve ser ajustado conforme as características do paciente e da lesão, considerando-se que quanto mais precoce o início do tratamento, maior a possibilidade de redução do numero de cicatrizes.

 

Fonte: BERSON, Diane S.; SHALITA, Alan R. The treatment of acne: The role of combination therapies. Journal of the American Academy of Dermatol

ogy.v.32,p.S31-41,1995

 

 

Veja mais...

 

 

 

click nas imagens e saiba mais...

 

espinhas-cravos-e-acne espinhas-cravos-e-acne

espinhas-cravos-e-acne

 

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros