Comida em cápsulas

07/04/2014 17:22

 

 Todo mundo precisa tomar vitaminas e minerais, pois nosso orgasmos necessita deles para executar as funções fisiológicas. Mas você sabe quando usar suplementos vitamínicos?

Comida em cápsulas

Em meio á correiria de cotidiano, é comum o cansaço bater á porta, sentir um pouco de desanimo e até deixar de se alimentar corretamente. Pensando assim, há quem consuma siplementos vitamínicos confiantes nos benefisios que eles iferecem. Mas é importante considerar alguns fatores antes de recorrer ás cápsulas, principalmente se sua interção for ingeri-las regulamente.

No Brasil, as vitaminas com concentração dentro do limite recomendado pela legislação nacional do são vendidas como produtos alimentares que são vendidas como produtos alimentares e compradas livremente, sem obrigatoriedade de receitas médica. Há no mercado suplementos alimentares que são destinados para atender as necessidades específicas de atletas de alto desempenho e podem apresentar outros nomes como suplementos protéicos. Hidroletrolético e suplemento de cafeína. São usados, muitas vezes, para aumentar a massa muscular. Já os complexos vitamínicos devem para complementar a dieta diária de pessoas saudáveis ou em alguns casos quando há carência de micronutrientes (veja no quadro quais são os principais).

Micronutrientes são as vitaminas são as vitaminas e minerais que nosso organismo necessita para executar as funções fisiológicas. Eles não são produzidos pelo corpo e precisam ser retirados de fontes externas. A boa noticia é que todos são encontrados nos alimentos. “ então, quando mais colorido o prato, maior a certeza de que estamos consumindo as vitaminas e os sais minerais que precisamos”. Afirma a nutricionista clínica Luciana Bruno, vice-coordenadora do departamento de nutrição da sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). E o detalha é que o corpo precisa de pequenas quantidades para desempenhar bem as tarefas habituais. Por exemplo, a ingestão diária recomendada (IDR) de vitaminas C é de 85 miligramas. Uma única laranja preenche essa vota, pois oferecem 112 miligramas di nutrientes. Um kiwi inteiro tem 74 mg de vitamina C, enquanto uma fatia de 170 g de mamão formosa dispõem de 78 mg e cinco acerolas entregam nada menos do q                eu 420 mg! ”ou seja é uma vitamina superimportante e que é facilmente atingida com a alimentação”. Resume Luciana.

Os suplementos vitamínicos e ou minerais são regulamentados pela secretaria de vigilância Sanitária do Ministério da Saúde por meio da portaria SVS / MS nº 32 /1998, que estabelece seus requisitos de composição e rotulagem a fim de garantir a segurança. Eles devem conter no mínimo 25% da IDR e no Maximo até 100%. Quando ultrapassarem o limite máximo da IDR, precisam ser enquanto como medicamentos específicos. Desta maneira é fundamental verificar no rótulo se o produto não extrapola nessa porcentagem, afinal, a idéia de que “doses extras” são uma vantagem não corresponde, pois o que passa do limite é eliminado pela urina. E não é só uma questão de desperdício. Segundo informa a nutricionista, o excesso de cálcio e vitaminado C está associado ao aumento de formação de cálculos renais.

O endocrinologista André Vianna, pesquisador do centro de Diabetes de Curitiba (PR) e diretor cientificada da SBD, explica que determinadas vitaminas em alta dosagem geram um risco de sobre carregará o organismo, causar uma intoxicação ou menos anilar o efeito de outro remédio que a pessoa esteja tomando. “ alguns suplementos podem modificar acidez do estômago e interferir na ação do medicamento. Por Esso, não recomendamos o uso do medicamento. Por isso, não recomendamos o uso de suplementos vitamínicos por conta própria”, orienta Vianna.

Quando ao portador de diabetes, o endocrinologista esclarece que ele só precisará repor algum nutriente se realmente houver déficit, ou seja, a lógica é igual para todos. Já pacientes tipo 2 que usam um determinado hipoglicemia oral devem ficar de olho. “a metformina pode desencadear uma deficiência de vitamina B12, por que ela tem um mecanismo, ainda não totalmente compreendido, que impediria a absorção desta vitamina. Mas a freqüência com que essa deficiência ocorre é praticamente a mesma da população em geral”, explica Vianna. Ele destaca também a inexistência de estudos científicos comprovando que o uso de suplementos vitamínicos em pessoas saudáveis seja o melhor caminho.

Por outro lado, há pesquisas aventando a idéia de que a insuficiência dos minerais a idéia de que a insuficiência dos minerais cromo, magnésio e da vitamina D estaria envolvida com a diminuição da secreção de insulina ou menor tolerância á glicose. ‘no entanto, os estudos são bastantes conflitantes e de acordo com a associação Americana de Diabetes não é justificada a suplementação com esses nutrientes pela falta de comprovação cientifico”, comenta a nutricionista Luciana Bruno.

A alimentação equilibrada e sortida integra a receita para uma vida saudável, e isso vale para todas as pessoas, com ou sem diabetes. Contudo, é compreensível que, em certas fazes da vida, manter um cardápio cariado e completo não seja fácil e que os complexos vitamínicos ajudem na reposição dos nutrientes nos momentos em que o cansaço e a falta de ânimo parecem tomar conta. Antes de optar pela comida em frasco, no entanto, experimente fazer uma reflexão. O que é mais gostoso e te dá mais prazer: engolir rapidamente uma pílula ou saborear uma fruta docinha, tomar um copo de iogurte, beber um suco?

Check-list nutricional

Avalie se você está consumindo os nutrientes essenciais para seu a dia a dia e, se preciso, consulte um nutricionista para fazer uma reeducação alimentar.

Estou ingerindo ao menos duas frutas diariamente?

Uma delas e fonte de vitamina C, como laranja, goiaba, kiwi e mamão?

Estou consumindo grãos integrais?

Como estar o peixe na minha refeição? ( o ideal é comê-lo pelo menos uma a duas vezes por semana)

Consumo de três a cinco porções de vegetais ao dia? (sendo que uma porção equivale a 1 xícara (chá) de folha crua ou ½ xícara de vegetal cozido)

Quem precisa:

Para algumas pessoas, quando há deficiência de vitaminas ou minerais, a suplementação é necessaroa. Essa carência é identificada com base em exames de sangue ou no histórido clínico, traçado pelo médico ou pelo nutricionista. Veja alguns casos:

Atletas: quando praticam exercícios de intensidade alta e não conseguem a dose suficiente de nutrientes por meio da alimentação.

Crianças: quando apresentam anemia (falta de ferro). E quando não consomem a quantidade de cálcio suficiente para o crescimento, devido á alguma intolerância ou por não gostarem dos produtos lácteos.

Grávidas: geralmente precisam de um aporte reforçado de vitamina C, vitamina B9 (ácido fólico), ferro e cálcio.

Idosos: quando há perda de massa óssea e deficiência da vitamina C e do Zinco, nutrientes que participam do sistema imunológico.

Vegetarianos: se houver carência de vitamina B12 (ligada á produção de glóbulos vermelhos) e ferro.

Clube das 13.

Esse é um número de vitaminas essenciais para as funções fisiológicas e que nosso organismo não produz. Todas elas são batizadas com letras. Conheça suas principais fontes:

Vitamina A

Vegetais de coloração amarelo-alaranjado e verde-escuro.

Vitaminas do complexo B

(B1, B2, B3, B5,B6, B7, B9, B12): Cereais integrais e hortaliças.

Vitamina C

Frutas cítricas, vegetais folhosos, tomate, pimentão e batata.

Vitamina D

Leita, manteiga, gema de ovo, fígado, peixes (além de sol)

Vitamina E

Nozes, amêndoas e avelãs.

Vitamina k

Folhas verde-escuras e óleos de canola e soja.

 

 Por: Letícia Martins recita bem-estar ( uma das mais completas revista sobre saúde que já li) 

 

veja também:

 

barriga zero

 

sempre use filtro solar

 

receitas para emagrecimentoe definição muscular

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros