DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Mais nutrientes, mais disposição

07/07/2014 10:34

 

 Mais nutrientes, mais disposição

Suplementos-alimentares

Suplementos alimentares ajudam a complementar a alimentação e a melhorar o desempenho

Estar com o corpo em forma é objetivo da maioria das pessoas. Para perder peso e ganhar massa muscular, muitos recorrem à prática de exercícios físicos aliada ao uso de suplementos alimentares.

 

Bastante conhecido no meio esportivo e nas academias, os suplementos têm ação semelhante aos alimentos, porém apresentam um processo de digestão acelerado no organismo, sendo absorvidos mais rapidamente.

 

De acordo com a nutricionista da Cabana do Atleta, Giovanna Miquelissa, além de suprir as necessidades de nutrientes não atingidas com a alimentação, os suplementos ajudam a melhorar a performance esportiva.

 

“Existem suplementos que auxiliam no aumento da massa muscular, no emagrecimento, na disposição diária, etc.”, explica.

 

 

Segundo Giovanna, os suplementos mais usados são os aminoácidos, os hiperprotéicos, os energéticos, os termogênicos e os hipercalóricos. No entanto, o consumo dos suplementos alimentares requer cuidados. Segundo Dr. Jomar Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, é preciso estar atento para o fato de que se não houver a prática de atividade física regular, o ganho de peso não será de massa muscular e sim de gordura.

 

 

 

A principal orientação para quem pratica atividades físicas e está buscando complementar a alimentação é fazer uma avaliação médica desportiva e nutricional, para identificar o suplemento mais adequado.

 

 

 

Saiba mais sobre os suplementos:

aumento-da-massa-muscular

 

Aminoácidos: são encontrados geralmente na forma líquida e favorecem o crescimento e a recuperação muscular. Hiperprotéicos: são suplementos com alto teor de proteínas, responsáveis pelo aumento, recuperação e preservação da massa muscular. Mais comuns: proteína do soro do leite (Whey Protein) e a proteína da clara do ovo (albumina).

 

Energéticos: são fontes de carboidrato, responsável pelo fornecimento e reposição de energia. Alguns exemplos são a dextrose e a malto dextrina (carboidratos extraídos do milho).

 

Termogênicos: são geralmente compostos por cafeína e guaraná, que aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gordura corporal.

 

Hipercalóricos: fornecem uma grande quantidade de calorias e são usados por pessoas que procuram ganhar peso.

 

 

Bebida e juventude

 

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 80% dos jovens já consumiram bebidas alcoólicas.

 

A pesquisa, que entrevistou adolescentes entre 10 e 18 anos, apontou ainda que 19% deles consomem álcool mais de uma vez por semana e 14% misturam bebidas com drogas.

 

De olho na balança

 

Estudo publicado no Journal of Adolescent Health apontou que jovens com sobrepeso têm 21% mais chances de morrer do que os que apresentam peso normal. Os resultados consideraram pessoas de 25 anos e mostraram, também, que os riscos são maiores em mulheres do que em homens.

 

Fonte: Juliana Trevilini Garcia é nutricionista funcional e especializanda em Fitoterapia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros