Dor nas Costas: Que doenças da coluna são mais graves?

04/08/2014 11:16

 

       Que doenças da coluna são mais graves?

Dor nas Costas

 

Doenças inflamatórias da coluna (espondiloartrites) frequentemente são crônicas ou recidivantes e oferecem maior risco de degeneração óssea, deformidades progressivas e perda de movimentos, mas há várias opções terapêuticas com boas respostas, sendo importante a detecção precoce.

 

Doenças infecciosas sistêmicas podem variar de uma infecção viral leve como um quadro gripal, ou outras de maior risco como no caso de dengue, mas habitualmente se apresentam com outros sintomas e as maiores preocupações não são relacionadas à região cervical em si.

Dor nas Costas

Doenças infecciosas localizadas (espondilodiscites)

Também têm várias causas, seja por bactérias como o estafilococo ou micobactérias como da tuberculose, necessitam de diagnóstico sem demora e tratamento prolongado para evitar sequelas (alterações irreversíveis).

 

Os tumores não são causas comuns de dor na coluna, mas dependendo do histórico da pessoa pode ser muito importante investigá-los. Eles podem desenvolver- se a partir de estruturas da coluna, de tecidos próximos ou mais frequentemente de metástases (partes de um tumor de outra região) e exigem rápido diagnóstico, aumentando chances de tratamento curativo em alguns casos e redução de danos em outros.

Dor nas Costas

Traumas agudos podem gerar herniação de discos, fraturas e luxações de vértebras, cuja maior preocupação deve-se principalmente à possibilidade de compressão de estruturas nervosas.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia_ 

 

 

Saiba mais ...sobre dor nas costas

 

 

Click nas imagens e saiba mais...
 
 
 
 

 

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros