Espinhas, Cravos e Acne: A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE

04/08/2014 11:13

A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE

 

Espinhas, Cravos e Acne

espinhas-cravos-e-acne

 

A acne é uma das alterações cutâneas mais comuns, sua maior prevalência é em adolescentes devido às alterações hormonais da puberdade, mas também pode estar presente nas diferentes faixas etárias. O peeling de ácido mandélico no tratamento da acne vulgar age no processo inflamatório, evitando sua evolução, auxiliando a cicatrização e prevenindo a hiper  pigmentação pós-inflamatória.

Espinhas, Cravos e Acne

A acne é a doença de pele mais observada pelos dermatologistas, atua nas glândulas sebáceas e folículos pilosos gerando inflamação crônica. Em geral a acne acaba quando a puberdade chega ao fim, mas também pode se estender até a quarta década de vida e em certos casos ter início na idade adulta (GARTNER, 2007). Pode acomete regiões da face, tórax, pescoço e braços em razão da localização das glândulas sebáceas (RIBEIRO, 2006). É uma alteração cutânea não contagiosa, benigna que inicia na unidade pilossebácea. As glândulas sebáceas estão localizadas na derme, desembocando no folículo piloso através de ductos (DAL GOBBO, 2007). A acne é classificada de duas formas: acne não inflamatória e a acne inflamatória. As espinhas e cravos não inflamatória tem presença de comedões, sem quadro inflamatório, já a acne inflamatória é classificada em cinco graus, de acordo com a intensidade, quantidade e características das lesões: Grau I – Acne Comedogênica; Grau II – Acne Papulapustulosa; Grau III –

Acne Nódulo-cística; Grau IV – Acne Conglobata; Grau V – Acne fulminans

(PIMENTEL, 2011).

 

Na antiguidade, o homem notava que após abrasões ou esfoliações a pele tinha o poder de se renovar, através das camadas profundas da pele, conservando-se sã e com aparência jovial (DAL GOBBO, 2007). Os peelings químicos são antigos na história, rapidamente evoluíram e dentro do limite de suas aplicações podem ser utilizados em diversas circunstâncias (DEPREZ, 2009). Os peelings químicos fazem uso da ação química de suas substâncias (PIMENTEL, 2011). Classifica-se peelings químicos em superficiais, médios ou profundos (SOUZA, 2008). O peeling superficial é utilizado para corrigir superficialmente alterações da pele, agindo na epiderme (PIMENTEL, 2011).

Espinhas, Cravos e Acne

Os peelings químicos geram uma destruição controlada da epiderme e, ou derme, através da aplicação de agentes cáusticos, com posterior regeneração dos tecidos

(BAGATIN, TEIXEIRA, 2008). Realizam uma renovação celular, obtendo-se assim um refinamento na pele, agindo em diversas alterações estéticas dentre elas, atenuando rugas superficiais, removendo comedões e reduzindo discromias (CARVALHO, 2006).

O ácido mandélico é um Alfa-hidroxiácido (AHA) derivado do extrato de amêndoas amargas e utilizado farmacologicamente em tratamentos de acne e hiperpigmentações. Age no processo infeccioso da acne, combatendo e prevenindo a formação de novas bactérias e acelerando o processo de cicatrização, cooperando para o tratamento de sequelas eventuais (PIMENTEL, 2011). Dentre os Alfa-hidroxiácidos (AHA’S) é o que tem maior peso molecular, promove um efeito uniforme para a pele e também atenua transtornos decorrentes da aplicação de ácidos. É benéfico para tratamentos de hiperpigmentações, acne inflamatória não-cística e no envelhecimento da pele. Atua no processo infeccioso da acne, combatendo as bactérias, auxiliando na prevenção de novas lesões e sendo um adjuvante no tratamento de possíveis sequelas (JAHARA, 2006).

 

De acordo com PIMENTEL (2011), aplicações de ácido mandélico podem favorecer o tratamento da acne e também são de extrema eficácia na eliminação de bactérias que causam outras infecções cutâneas. Os alfa-hidroxiácidos não apresentam toxicidade para os melanócitos, assim sendo podem ser utilizados em todas as estações do ano e em peles escuras desde que seja utilizada a proteção solar adequada e eficaz

(DEPREZ, 2009). Os peelings superficiais repetidos e realizados com intervalos pequenos de tempo geram bons resultados, sobretudo para tratamentos de manchas de espinhas e cravos, já que proporcionam uma textura nova na pele (SOUZA, 2008).

 

Segundo JAHARA (2006), o peeling é um procedimento executado com técnicas específicas e de acordo com o objetivo do tratamento. Em geral aplica-se o ácido em forma de gel seguindo as concentrações e o pH adequados, com pincel ou gaze, de forma uniforme e em toda a região, em regiões como dobras cutâneas e pálpebras utiliza-se cotonetes para garantir maior segurança na aplicação. O tempo em que o ácido deve permanecer em contato com a pele depende de diversos fatores como o tratamento, o tipo de ácido, concentração, pH e o tipo de pele. As sessões de peeling superficial devem ter intervalos semanais ou quinzenais.

 

A acne necessita de tratamento adequado, e que evite o agravamento da doença para as formas mais graves, com possíveis cicatrizes o que podem resultar em alterações psicossociais, com efeitos prejudiciais que comprometam a qualidade de vida dos indivíduos. O tratamento da acne deve prevenir e tratar cicatrizes e manchas, e atuar na prevenção da reincidência da acne (PIMENTEL, 2011). O estudo da pele é de grande importância, favorecendo a avaliação dos motivos que levam ao surgimento de doenças de pele, com o propósito de prevenir, ou interferir de modo específico (LUDWIG et al, 2006).

 

CONCLUSÃO

Conclui-se que o peeling de ácido mandélico é um dos Alfa-hidroxiácidos

(AHAs) mais seguros para tratamentos estéticos, e pode atuar no tratamento da acne vulgar, devido as suas diversas propriedades terapêuticas, age inibindo a evolução do

processo inflamatório e acelerando a renovação celular cutânea, por tanto garantindo resultados satisfatórios no tratamento da acne vulgar.

 

Fonte: BAGATIN, Ediléia, TEIXEIRA, Solange P.. Peelings químicos. In: ROTTA, Osmar. Guia de Dermatologia: Clínica, Cirúrgica e Cosmiátrica. 1. ed., São Paulo: Manole, 2008.

Veja mais...

 

 

click nas imagens e saiba mais...

 

 

 

 

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros