Espinhas, Cravos e acne: ACNE NA ADOLESCÊNCIA

04/08/2014 11:04

ACNE NA ADOLESCÊNCIA

 
Espinhas e Cravos: ACNE NA ADOLESCÊNCIA

https://goo.gl/VlLX8w

 

Por isso, não deve ser encarado como um transtorno passageiro da adolescência. A fim de verificar o índice de conhecimento sobre a acne e o papel do professor em observar e orientar os alunos, verificar como a doença afeta os adolescentes e se a predisposição à doença pode ser influenciada pela situação socioeconômica e pelo fator genético foi aplicado o questionário nas Instituições de Ensino Pública e Particular, direcionada a alunos e professores.

 

Observamos que os alunos têm pouco conhecimento, os professores não trabalham com o tema, e quando abordam é superficial. A doença traz certo constrangimento para os adolescentes, ocasionando transtornos psicossociais. A hereditariedade está diretamente relacionada ao surgimento da acne, enquanto a situação sócio-econômica não exerce a mesma influência. Este trabalho reforça, assim, a necessidade de pais e professores trabalhar o tema acne, para que o adolescente enfrente as transformações conseguindo superá-las.

Espinhas e Cravos: ACNE NA ADOLESCÊNCIA

Adolescência é entendida como uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. A

puberdade refere-se a um conjunto de modificações biológicas no organismo humano, devido à liberação de hormônios. Estes são responsáveis por algumas manifestações cutâneas indesejáveis, como as espinhas e cravos.

 

A “acne vulgar” é um tipo de dermatose de grande abrangência, muito freqüente em adolescentes, que segundo Gejer & Arruda (2003) “acomete em média 85% a 90% da população de faixa etária entre 11 e 20 anos”. Consiste na afecção inflamatória crônica das unidades pilossebáceas. Conhecida desde a antigüidade e encarada por muitos como um transtorno passageiro da adolescência e que acarreta morbidade física e psíquica, causando impactos na vida do portador, pois se manifesta principalmente na região facial. A acne é uma doença tratável, em muitos casos é curável.

Espinhas e Cravos: ACNE NA ADOLESCÊNCIA

O fator estético (auto-imagem) é de suma importância para o adolescente, pois implica na sua aceitação no “grupo”, gerando ansiedade, mudança de humor, complexo de inferioridade e até depressão.

 

Os adolescentes necessitam de orientação, onde possam esclarecer suas dúvidas. Sendo

assim, estabelecemos como objetivo geral: Promover um melhor esclarecimento sobre as espinhas e Cravos

Vulgar, salientando que ela faz parte da adolescência.

 

A partir deste objetivo foram delineados os seguintes objetivos específicos: Verificar através de questionário, o nível de conhecimento dos alunos (adolescentes) sobre a acne; Verificar o papel do professor enquanto educador em observar e orientar os alunos sobre o referido problema; Verificar como a doença afeta os adolescentes; e verificar se a predisposição à doença pode ser influenciada pela situação sócio econômica, pelo fator genético.

 

Fonte: APRENDENDO sobre a acne: Porque do nome acne vulgar?. 2004. Disponível em:

https://www.saudetotal.com.br/acne/acne/acnevulga r02.asp. Acesso em: 30 mar 2007.

 

Veja mais...

 

 

click nas imagens e saiba mais...

 

 

 

 

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros