HALITOSE

06/08/2014 11:48

 HALITOSE

 HALITOSE

mau-halito-halitose

 

Halitose significa “mau hálito”, um problema que muitas pessoas enfrentam eventualmente. Pesquisas comprovam que um grande número da população sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma época de sua vida. Muitas são as causas desta mal, dentre as principais destacamos:

 

  •  Higiene bucal inadequada (falta de escovação e uso de fio dental);
  • Gengivite (inflamação da gengiva);
  • Ingestão de certos alimentos aromáticos (alho,cebola) ou gordurosos;
  • Tabaco e bebidas alcoólicas;
  • Boca seca (causada por medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono);
  • Doenças sistêmicas tais como câncer, diabetes, entre outros problemas .

 HALITOSE

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir a boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está seu hálito. Mas, não se esqueça de que muitas pessoas têm este problema quando acorda de manhã, como resultado de uma produção menor de saliva durante a noite, o que permite os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca. Medidas tais como escovar os dentes e a língua, e usar fio dental antes de dormir e ao levantar sempre ajudam a eliminar o mau hálito matinal.

 

A prevenção é uma das medida mais importante no combate ao mau hálito, e acaba sendo a principal forma de tratamento.

 

No caso de tendência ao mau hálito, deve-se evitar carne gordurosa, fritura, repolho, brócolis, couve-flor, alho, cebola. Deve-se dar preferência ao leite desnatado e ao queijo branco ou ricota, evitar bebidas alcoólicas, fumo e medicamentos com cheiro acentuado.

 

A alimentação rica em cenoura, maçã e outros alimentos fibrosos auxilia na promoção de uma limpeza total na parte dos dentes, na linha das gengivas.

Uma boa frequência de ingestão de água e de alimento que contenha algum carboidrato também é muito importante.

 HALITOSE

higiene bucal no tratamento da halitose

A higiene bucal e lingual deve ser caprichada. Os dentes devem ser bem escovados, sempre que necessário, principalmente após cada refeição. A língua deve ser limpa com raspadores específicos, a cada escovação de dentes, para a eliminação da saburra. O uso de fio dental e a realização de bochechos com antissépticos bucais melhoram significativamente este problema.

 

Também pode ser feita uma estimulação da produção de saliva de uma maneira fisiológica, com balas sem açúcar, gomas de mascar, gotas de suco de limão com um pouco de sal.

 

Se o seu problema de mau hálito persistir ou se acompanhar de outros sintomas, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.

 

FONTE: Dr. Milton Cericatto  CRO-TO 265

Odontólogo Espaço Saúde TJ-TO

 

veja mais...

 

 

 

click nas imagens e saiba mais...

 

  

 

 

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros