Tudo Sobre Acne, espinhas e cravos.

11/08/2014 14:44

Acne, espinhas e cravos

 
Acne, espinhas e cravos

espinhas-cravos-e-acne

A acne vulgar ou cravos e espinhas ou juvenil é uma das dermatoses mais frequentes. Seu tratamento justifica-se pela possibilidade de evitar tanto lesões cutâneas permanentes quanto o aparecimento ou agravamento de transtornos psicológicos, oriundos do abalo à auto estima ocasionado pelas lesões, que frequentemente acometem face e tronco1-3. É uma doença originada por queratinização anômala do infundíbulo folicular associada à hipersecreção sebácea.

 

Com a retenção sebácea, há proliferação de bactérias e formação de processo inflamatório que dá origem às lesões4. É classificada como não inflamatória e inflamatória e subdividida em graus.

 

Acne não-inflamatória: Acne comedônica (grau I)

Acne inflamatória: Papulopustulosa (grau II)

 

Nodulocística (grau III)

Conglobata (grau IV)

Fulminante (grau V)

 

A isotretinoína é um análogo sintético da vitamina A. Seu exato mecanismo de ação não é conhecido. Sabe-se que diminui o tamanho das células das glândulas sebáceas, aumenta a separação das células foliculares pilossebáceas e diminui a produção de sebo.

 

Afeta o processo de queratinização, diminui o número de precursores da queratina, torna os desmossomos menores e menos desenvolvidos; o estrato córneo se torna menos organizado e mais fino pela perda de camadas superficiais5. Por esses efeitos, reduz significativamente o crescimento do Propionibacterium acne nas lesões.

 

1. CLASSIFICAÇÃO CID 10

Acne, espinhas e cravos

2.  L 70.0 Acne vulgar

3.  L 70.1 Acne conglobata

4.  L70.8 Outras formas de acne

 

5. CRITÉRIOS DE INCLUSÃO

 

Devido ao grande potencial teratogênico e às várias reações adversas possíveis, o tratamento com isotretinoína oral para acne deve ser restrito aos casos mais graves e refratários a outras medidas terapêuticas, bem como àqueles pacientes em que se espera ótima adesão aos cuidados necessários durante o tratamento.

 

Para segurança dos pacientes e melhor controle do Gestor Estadual do SUS, este deverá indicar Centros de Referência aos quais será limitada a prescrição e o acompanhamento do uso da isotretinoína, em conformidade com o presente Protocolo.

 

Para ser incluído neste protocolo de tratamento o paciente deverá apresentar pelo menos um dos itens abaixo e necessariamente o quarto:

 

6.  acne nodulocística (grau III);

 

7.  acne conglobata (grau IV);

 

8.  outras formas de acne grave;

 

9.  ausência de resposta satisfatória ao tratamento convencional, incluindo antibióticos sistêmicos administrados por um período de pelo menos 2 (dois) meses.

 

3. CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO

 

10.             Gestação;

 

11.             Amamentação;

 

12.             Hipersensibilidade à isotretinoína ou parabenos (conservante na formulação);

 

13.             Insuficiência hepática;

 

14.             Crianças com idade inferior a 15 anos. Esses casos, quando requererem tratamento, só poderão ser atendidos em Serviços de Referência;

 

15.             Alterações no metabolismo das gorduras, expressas pelo nível sérico de triglicerídeos acima de 500 mg/dl ou nível sérico de colesterol acima de 300 mg/dl 8-13;

 

16.             Ausência de condições de compreender e executar as orientações médicas.

 

CASOS ESPECIAIS

 

4.1. Gravidez

 

Em mulheres com possibilidade de gravidez, o uso é contra-indicado, exceto se todas as condições abaixo forem satisfeitas7:

 

apresentar lesões císticas severas, refratárias à terapia usual; mostrar-se confiável para compreender e executar as orientações dadas; ter recebido orientações verbais e por escrito sobre os riscos do uso de isotretinoína durante a gestação e riscos de possíveis falhas dos métodos contraceptivos utilizados; ter teste sorológico negativo para gravidez nas duas semanas anteriores ao início da terapia; iniciar o tratamento no segundo ou terceiro dia do ciclo menstrual regular; Em mulheres com possibilidade de engravidar e que preencham as condições acima, recomenda-se o uso de dois métodos anticoncepcionais desde um mês antes do tratamento até um mês após seu final.

 

4.2. Outras Situações Especiais

Acne, espinhas e cravos

1.  Devido aos possíveis efeitos adversos do fármaco, a relação entre o risco e o benefício deve ser cuidadosamente avaliada nos pacientes com predisposição a desenvolver alterações nos seguintes órgãos ou sistemas:

 

2.  Sistema nervoso central: fadiga, cefaléia, pseudotumor cerebral (hipertensão intracraniana), alterações visuais e depressão;

 

3.  Pele e mucosas: ressecamento de pele e mucosas (xerose, conjuntivite, queilite, uretrite) e fotos sensibilidade;

 

4.  Fígado: elevação de enzimas hepáticas e hepatite medicamentosa;

 

5.  Trato gastrointestinal: boca seca, náuseas, vômitos, dor abdominal, doença inflamatória intestinal e sangramento intestinal;

 

6.  Trato geniturinário: proteinúria, hematúria e perda de função renal;

 

7.  Sistema musculoesquelético: artralgia, dor muscular e hiperostose;

 

8.  Olhos: conjuntivite, opacidade corneana, fotofobia, intolerância a lentes de contato e diminuição da visão noturna;

 

9.  Sistema hematopoiético: anemia, leucopenia, trombocitopenia e trombocitose;

 

10.             Sistema endocrinológico: alterações no metabolismo lipídico, expressas por triglicerídeos séricos acima de 200 mg/dl e nível sérico de colesterol acima de 250 mg/dl, devendo ser seguidos, do ponto de vista clínico e laboratorial, com avaliações a cada três meses. Os pacientes excluídos por apresentarem alterações no metabolismo dos lipídios poderão ser incluídos neste Protocolo após correção da dislipidemia por tratamento específico.

 

11.             Possibilidade de interações medicamentosas em usuários de: carbamazepina (diminuição de seu nível sérico); tetraciclina e minociclina (aumento da incidência de pseudotumor cerebral e papiledema); vitamina A (potencialização dos efeitos tóxicos da isotretinoína); álcool (reação semelhante à do dissulfiran, com náuseas, cefaléia, hipotensão e síncope).

 

5. TRATAMENTO

Acne, espinhas e cravos

5.1. Fármaco

 

Isotretinoína: cápsulas de 10 mg e 20 mg.

 

5.2. Esquema de Administração

 

A dose varia de 0,5 a 2 mg/kg/dia, em uma ou duas tomadas diárias, ingerida(s) com os alimentos durante a refeição, por 20 a 40 semanas. Dose preconizada: 0,5 a 1,0 mg/kg/dia (dose total cumulativa de 120 a 150 mg/kg)6,7.

Pacientes com lesões muito avançadas ou preponderantemente no tronco podem receber doses de até 2 mg/kg/dia.

 

A dose pode ser ajustada conforme a resposta clínica e a ocorrência de efeitos adversos.

Um segundo período de tratamento pode ser iniciado dois meses após a interrupção do anterior se as lesões persistirem ou houver recorrência de lesões severas.

 

6. MONITORIZAÇÃO

 

A resposta terapêutica esperada é a redução do número e da gravidade das lesões, em graus variáveis de intensidade, que na grande maioria dos casos chegam à remissão completa.

Dosar antes do início do tratamento: enzimas hepáticas (AST, ALT), colesterol total, triglicerídios, glicemia, hemograma, plaquetas e tempo de protrombina (TP).

Repetir após 30 dias e a cada 3 meses de tratamento: triglicerídios e enzimas hepáticas.

Realizar inspeção oftalmológica antes do tratamento e vigiar o aparecimento de alterações visuais.

 

A secura dos lábios e das mucosas dos olhos pode ser prevenida e tratada com o uso de umectantes labiais e colírios apropriados.

Não doar sangue até 1 mês após o término do tratamento.

 

7. CONSENTIMENTO INFORMADO

Acne, espinhas e cravos

É obrigatória a cientificação do paciente, ou de seu responsável legal, dos potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso do medicamento preconizado neste protocolo, o que deverá ser formalizado por meio da assinatura de Termo de Consentimento Informado.

 

Fonte: Sampaio S, Rivitti EA. Dermatologia 2a ed, São Paulo, Artes Médicas 2000: 291-300. Minelli L, Neme LC. Acne Vulgar – Como diagnosticar e tratar. Edição Especial. Rev Bras Med., 1997; 54.

 

Veja mais...

 

 

 

click nas imagens e saiba mais...

 

espinhas-cravos-e-acne espinhas-cravos-e-acne

espinhas-cravos-e-acne

 

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros