DICAS DE SAÚDE GRÁTIS: Hormônios sob controle

05/07/2014 11:23

Hormônios sob controle

homonios

 

Não importa se eles são fabricados por glândulas, neurônios ou órgãos. Em comum, essas substâncias regularizam inúmeras funções no metabolismo e, quando alteradas, podem colocar o corpo de cabeça para baixo. Um motivo e tanto para homens e mulheres monitorem suas taxas de perto!

 

 

HORMÔNIOS MASCULINO

 

homonios-masculinoMelatonina

È produzida pela glândula pineal, no cérebro, e tem a tarefa de regular nosso “relógio biológico” e o ciclo do sono. Funciona mais o menos assim: a partir dos dados recebidos do ambiente, a substância determina como a saciedade, o humor, a respiração, os batimentos cardíacos e as demais funções corporais devem se comportar durante o dia e à noite. Nos homens, há fortes indícios de que a melatonina pode influenciar na calvície.

Testosterona

É o principal hormônio masculino, sendo produzido nos testículos. Sua presença é fundamental para que o homem desenvolva voz grossa, pelos, aumento de massa muscular, produção de espermatozóide e libido. O hormônio, contudo, cai gradativamente após os 30 anos. Já na terceira idade, níveis baixos de testosterona podem configurar a chamada andropausa, que vem acompanhada de desânimo, fraqueza muscular e disfunção erétil.

Serotonina

Está presente no intestino e no cérebro – onde transfere sinais de um neurônio para outro. Atua, principalmente, no controle do humor, sendo a sua carência associada a crises de ansiedade, depressão, irritabilidade e até compulsão por doces. Nos homens que sofrem com ejaculaçãp precoce, por exemplo, o sintoma pode ser justamente resultado de alterações na produção de serotonina. Segundo um estudo da Universidade Ultrecht, na Alemanha, homens com o problema apresentavam serotonina menos ativa na parte do cérebro responsável pelo controle da ejaculação.

Tiroxina 4

Fabricada pela glândula tiróide, a tiroxina controla funções metabólicas em todo o corpo: do intestino, passando pelo sistema nervoso central e aparelho reprodutor. Quando em excesso (hipertiroidismo) causa nervosismo, palpitações, insônia, emagrecimento e diarréia. Em queda (hipotiroidismo), é sinônimo de desânimo, queda de cabelos, inchaço e constipação. Nos marmanjos, o hipotiroidismo causa ainda o aumento de uma substância chamada ptolactina. Como num efeito dominó, a prolactina prejudica a produção de testosterona, levando à impotência sexual e ao aumento das mamas.

Ocitocina

Produzida pelo hipotálamo, no cérebro, recebeu o apelido de “hormônio do amor” por ter seus níveis turbinados durante os orgasmos masculino e feminino. A substância tabém atua como neuromoduladora na redução da ansiedade e durante interações sociais. Contudo, sua produção pode ser até 2 mil vezes menor nos homens.

 

HORMÔNIOS NAS MULHERES

homonio-femininoMelatonina

É sabido que a melatonina também influencia no sistema genital e nos receptores do hormônio estrógeno, ajudando a prevenir câncer de mama. Alterações nas taxas desse hormônio, porém, podem levar a distúrbios de ovulação e fertilidade. Seu excesso pode ser sinal de síndrome dos ovários policísticos e tumores no sistema genital, merecendo atenção redobrada.

 

Testosterona

Apesar de ser conhecido como “hormônio masculino”, a testosterona é fundamental para a saúde sexual da mulher. Segundo uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 75% das mulheres que apresentavam disfunção sexual tinham níveis de testosterona baixos. No organismo feminino, a testosterona é produzida nas glândulas adrenal e nos ovários. A quantidade, claro, é menor do que nos homens. A produção excessiva do hormônio pode sinalizar tumor nas glândulas adrenal ou distúrbios ovarianos. Com isso, provoca irregularidade menstrual, aumento de pelos, acnes e de massa muscular.

Tiroxina 4

A ação da tiroxina 4 é a mesma para homens e mulheres. E, assim como acontece com os marmanjos, a queda nas suas taxas também provoca o aumento da substância prolactina. A diferença é que, nas mulheres, o excesso de prolactina leva a alterações no ciclo menstrual e infertilidade.

Ocitocina

Além de ser liberado durante as relações sexuais femininas, o hormônio do amor também atua sobre útero e mamas. Ele é responsável pelas contrações da musculatura na hora do parto e auxilia na produção de leite durante a amamentação.

Serotonina

A serotonina regula o humor das mulheres. Nelas, o neurotransmissor acompanha os níveis de estrógeno. Por exemplo, quando ele cai durante o período pré-menstrual, a serotonina despenca. Esse é um dos motivos da irritabilidade e da compulsão por doces na TPM. É como explicar a maior incidência de depressão nesse público? A resposta pode estar num estudo da Universidade Médica Karolinska (Suécia), que mostrou a atuação diferenciada do hormônio em ambos os sexos. As mulheres têm maior número dos receptores de serotonina mais comuns, porém, têm níveis baixos das proteínas que transportam a substância para as células nervosas.

 

COMUM DE DOIS GÊNEROS

 

homonios

 

Cortisol

Produzido pela glândula adrenal em situações de estresse, o hormônio aumenta a pressão, mobiliza as reservas de glicose (garantindo energia ao corpo), aguça a memória e turbina o sistema imunológico. Nem sempre esse aumento é pontual. Na síndrome de Cusshing a produção é constante e elevada, provocando aumento do peso e lapsos de memória. Já quando baixo, pode provocar cansaço e depressão.

Leptina

Produzido no tecido adiposo (gordura), ele circula pelo corpo até chegar ao cérebro, onde promove a saciedade. Pessoas obesas precisam produzir uma quantidade maior do hormônio para não ter fome. O efeito sanfona está vinculado a este hormônio. Ao emagrecer, as taxas de leptina caem, enquanto a fome aumenta para estimular o ganho de peso.

Grelina

Produzido no estômago durante o jejum, este hormônio desencadeia a sensação de fome. Ele diminui o metabolismo e estimula o estoque de gordura localizada e não nos alimentamos bem. Isso para garantir energia no caso de futuras privações. A grelina influencia a memória, o hormônio do crescimento e o controle das taxas de açúcar do sangue.

 

Texto LEONARDO VALLE ilustração ISA SANTOS

 

 
Click nas imagens e saiba mais...
 

 

dicas-de-saude-gratis

 

 

 

 

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros