Diabetes X INSULINA

25/06/2014 20:37

Controle da diabetes: A MEDICAÇÃO

 
insulina-e-diabetes
 
Os avanços da terapêutica atual para a pessoa com diabetes
 
O que é a insulina
 
A insulina é uma hormona fabricada nas  células beta do pâncreas, nas Ilhotas de  Langerhans, e usada no tratamento da  diabetes. 
 
A insulina pode ser obtida a partir do pâncreas  do porco ou produzida em laboratório de  forma idêntica à insulina humana, graças  à tecnologia do DNA recombinante ou da  modificação química da insulina do porco.  Em Portugal só é comercializada insulina  igual à insulina humana e com a concentração  U-100 (1 ml=100 unidades). 
 
 

Em que situações e porquê o uso de insulina? 

 
• A insulina é usada na diabetes tipo 1, pois  há uma destruição massiva das células do  pâncreas que produzem esta hormona. 
 
• Em algumas pessoas com diabetes  tipo 2, pois o pâncreas pode ser capaz  de produzir insulina, mas o organismo  torna-se facilmente resistente à sua ação,  forçando-o a trabalhar cada vez mais  até que a insulina produzida deixa de ser  suficiente. 
 

Como é utilizada a insulina? 

 
O tratamento com insulina é feito através  de injeção na gordura por baixo da pele  (subcutânea). Como é injetada, é necessário que  o doente tenha atenção ao modo como a usa.  Quais os cuidados a ter com o uso da  insulina? 
 
  • A cápsula de proteção deve ser colocada  sem tocar na agulha após o uso da  seringa/caneta; 
  • A seringa/caneta deve ser guardada  à temperatura ambiente; 
  • A seringa ou a agulha da caneta não devem  ser usadas se estiverem tortas/rombas; 
  • A agulha não deve ser limpa com álcool; 
  • A cápsula deve ser mantida quando  a seringa/caneta for inutilizada e deve  haver cautela na sua eliminação.  Controlo da Diabetes
 
 

Onde se injeta a insulina? 

 
A insulina pode ser injetada na região  abdominal, nas coxas, nos braços e nas  nádegas. É importante que haja rotação dos  locais onde se administra a injeção, evitando  a formação de nódulos, para que estes não  interferiram na absorção da insulina. 

 

Estes locais são os melhores para injetar a insulina por duas razões:

  • Eles têm uma camada de gordura logo abaixo da pele para absorver a insulina, mas não com muitos nervos, o que significa que a injeção fica menos dolorida. 
     
  • Eles facilitam a aplicação no tecido subcutâneo, local recomendado pelos profissionais de saúde.

Dependendo do tipo físico do paciente, certos locais de aplicação são mais indicados. Embora o abdômen seja o local preferido pelos diabéticos, crianças e pessoas muito magras e/ou musculosas devem atentar-se ao comprimento das agulhas quando utilizar essa área, por não possuir muita gordura, facilitando a aplicação intramuscular.Consultar o médico é a melhor forma de fazer a escolha certa para a aplicação da insulina.

 

Veja o video: Aprenda a Aplicar Insulina

Como é que a insulina pode ser conservada? 

 
Os frascos de insulina, as cargas instaladas  nas canetas e as seringas pré-cheias  descartáveis em uso devem ser conservadas  à temperatura ambiente, afastadas da  luz solar direta e de locais que aqueçam,  como a televisão e o porta-luvas do carro.  Que tipos de insulinas existem?
 

 

As insulinas variam de acordo com: 

 
  • Início de ação – tempo que demoram  a atuar após a sua administração; 
  • Pico máximo – período de tempo em que  atuam com maior atividade; 
  • Duração – tempo que atuam no  organismo. 
 
 
 
 
 
As minhas notas 
Fonte: DGS/APDP 
 

 

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros