Hipoglicemia / sintomas / tratamento /

07/08/2014 10:07

Hipoglicemia

 glicemia

 

 O que è Hipoglicemia?

Sinônimos: choque de insulina, nível de açúcar baixo

Ignorar os sintomas da hipoglicemia pode acarretar em consequências graves, como a perda de consciência. Isso porque o cérebro necessita de glicose para funcionar propriamente.

Hipoglicemia é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose (açúcar) no sangue, que pode afetar pessoas portadoras de diabetes ou não.

A hipoglicemia é considerada por muitos como um efeito colateral do tratamento de diabetes, mas diversos outros fatores também podem levar uma pessoa a desenvolver um quadro hipoglicêmico. Isso porque a hipoglicemia não é uma doença em si, mas um indicador de que pode haver algum problema de saúde mais grave.

 

Verifique a glicemia com o exame de ponta de dedo.

 

Estando consciente, deve-se ingerir algum alimento rico em carboidrato, por exemplo 150 ml de suco de fruta (ex.: suco de laranja) ou refrigerante (não diet), 3 balas de caramelo ou uma colher das de sopa de açúcar.

 

Verificar novamente a glicemia

 

Após 15 minutos e, caso a mesma não suba, deve-se ingerir mais alimentos com açúcar. Caso o paciente esteja inconsciente ou apresente incapacidade de engolir alimentos, não tente alimentá-lo.

 

É recomendado que o paciente, se inconsciente, seja levado imediatamente ao pronto-socorro mais próximo, informando ao médico o histórico do diabetes, os sintomas que a pessoa apresentou e o que foi feito até o momento.

Importante:

 glicemia

Dicas de Saúde:

Use sempre o cartão de identificação: Tenho diabetes.

Carregue balas ou tabletes de glicose para hipoglicemias leves.

 

Sempre que possível, confirme o diagnóstico de hipoglicemia através da automonitorização.

Hipoglicemias noturnas podem se manifestar como pesadelos, gritos e sono agitado, além dos sintomas mencionados.

 

Tratamento

O tratamento da hipoglicemia está diretamente associado à causa do distúrbio. A retirada cirúrgica de tumores, a abstinência de álcool em jejum, um novo esquema medicamentoso, por exemplo, são formas diferentes de solucionar o problema.

Quanto à hipoglicemia reativa, o melhor é prevenir as crises. Por paradoxal que possa parecer, assim como nos casos de diabetes, é fundamental restringir ao máximo a ingestão de açúcares.

No entanto, uma vez instalada a crise hipoglicêmica, o paciente deve tomar um copo de suco de laranja, ou de refrigerante não dietético, ou meio copo de água adoçada com uma colher de açúcar, ou chupar balas para repor os níveis de glicose. O efeito será mais rápido se esses alimentos forem ingeridos junto com carboidratos de longa duração, como pães, pipocas, biscoitos, etc. Se o nível de consciência estiver comprometido, o paciente deve ser encaminhado para atendimento médico, a fim de receber a medicação adequada.

Recomendações

  • Refeições menores e mais próximas umas das outras ajudam a prevenir a queda da glicose no sangue;
  • Refeição leve, à base de carboidratos e proteínas, antes de dormir ajuda a prevenir crises noturnas de hipoglicemia.
  • A prática de exercícios físicos pode exigir o consumo de carboidratos para evitar a queda brusca dos níveis de glicose no sangue.

 

Fonte: Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda

 

 

 

 

 

 

Veja o Video: Saiba tudo sobre hipoglicemia!

Veja o Video: Você Bonita - Hipoglicemia (23/02/15)

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros