CORAÇÃO - Hipertensão: COMO BAIXAR PRESSÃO ALTA

12/04/2015 12:12

Como Baixar Pressão Alta

Como Baixar Pressão AltaA pressão arterial alta é um dos problemas de saúde mais comuns no mundo. A maioria das pessoas diagnosticada com tal problema é tratada com medicamentos. Este artigo ensinará a você alguns passos simples que podem ser seguidos para diminuir a pressão alta sem remédios.

A relação entre Sódio e pressão alta não é novidade. Quem sofre da doença, que atinge cerca de 35% dos brasileiros com mais de 40 anos, segundo o Ministério da Saúde, sabe que tirar o Sal da mesa é um dos primeiros passos para controlar a Hipertensão

O que nem todo mundo sabe é que os níveis desse nutriente no organismo dependem de outro elemento: o potássio. "A dupla sódio e potássio geram o que nós chamamos de equilíbrio hídrico do corpo, sendo o potássio um bom diurético e o sódio um bom retentor de líquidos", explica a nutricionista Roseli Rossi, especialista em Nutrição Clínica Funcional, da clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.

A pressão arterial elevada pode ser difícil de controlar. Às vezes é hereditária, por vezes, está relacionado à alimentação e às vezes é causada por stress.

 

 Maneiras de reduzir a pressão arterial naturalmente 

Compre ou faça comida com baixo teor de sal. 

 

Evite o sal de mesa (sódio, cloreto de sódio, NaCl). O sódio causa retenção de fluidos, dando mais volume ao seu sangue. Para mover esse sangue mais volumoso, o coração tem de bombear mais forte. Isso causa um aumento na pressão arterial. Lembre-se, não é apenas o sal colocado no preparo de alimentos ou servido à mesa que lhe prejudica; a quantidade de sódio encontrada nos alimentos prontos e industrializados também pode ser perigosa. Você deve ficar “consciente quanto à tabela nutricional” e comprar comidas “sem sal” ou “com pouco sal/sódio”. E fique atento a produtos que substituem o sódio pelo potássio, pois apesar de exibirem “baixo teor de sódio” no rótulo, eles fazem mal à saúde.
 

 

 

Experimente tomar alguns remédios caseiros. 

 
 
Converse com o seu médico para saber se esta pode ser uma alternativa segura para o seu caso. Existem evidências científicas de que esses remédios naturais são eficazes na hora de reduzir a pressão arterial.
  • Os melhores suplementos para a diminuição da pressão arterial são a coenzima Q10, o ômega-3, o óleo de peixe, o alho, a cúrcuma, o gengibre, a pimenta caiena, o azeite de oliva, as nozes, a cimicifuga racemosa, o crataegus laevigata (também conhecido como estrepeiro ou espinha branca), o magnésio e o cromo.
  • Tome uma colher de chá de vinagre de maçã diluída em uma xícara de água 3 vezes por dia. Você logo sentirá o efeito.
  • Consuma alho em cápsulas ou coma 1 dente de alho cru por dia.

 

Canela

Canela pode ajudar a reduzir o colesterol, e por sua vez, ajuda a baixar a pressão arterial ou Hipertensão. Você pode usar para preparo de alimentos, uma porção é o suficiente diariamente. 

Você também pode comprar em cápsulas, que estão amplamente disponíveis. Há também as canela em pó vendido em mercado. Canela também é conhecida por ajudar a regular o açúcar no sangue, o que pode ajudar a reduzir o estresse. Não recomendado durante a gravidez ou durante a amamentação.

Aumente a quantidade de fibras. 

Elas limpam seu organismo como se fossem mini-esponjas, ajudando a controlar a pressão arterial ao regular o sistema digestivo. A maioria dos legumes e verduras é rica em fibras, especialmente os folhosos. Muitas frutas, nozes e legumes (feijões e ervilhas) são ricos em fibras, assim como produtos integrais.


Flor de Aconite e Aru

Estes são homeopáticas usadas como remédios vêm em pequenas pílulas chamadas pastilhas. Estes são dissolvidos sob a língua e tomados dois vezes por dia. Verifique a etiqueta de alguns produtos podem ter diferentes dosagens. Os remédios homeopáticos estão disponíveis na maioria das lojas de alimentos saudáveis ou na Internet.


Parar de fumar

Isso por si só pode ajudar tremendamente. Fumar contrai os vasos sanguíneos e diminui o fluxo de sangue no sistema circulatório.

 

Perder peso

Estar a cima do peso é perigoso no caso de 10 a 15 kilos extra pode colocar mais pressão sobre o coração, pulmões e sistema circulatório. Perder apenas alguns quilos pode trazer uma melhora acentuada seu dia a dia.


Restringir sal

O consumo de sal aumenta a pressão arterial, possivelmente devido ao edema que pode ocorrer com o uso em excesso de sal. A retenção de água é comum e pode ser evitada pela restrição da ingestão de menos sal no dia a dia.

Experimente ervas e especiarias para uma alternativa ao sal. Cuidado para não eliminar todo o sal em sua alimentação, no entanto. Seu corpo precisa de um pouco de sal para funcionar corretamente, especialmente durante o exercício e em dias quentes.


Reduzir o estresse

Isto pode não ser fácil dependendo do seu estilo de vida. Dê um passeio na pela cidade caminhando, ler um livro, ouvir música calma ou tente yoga. Tudo isso pode reduzir o stress e ajuda a relaxar.

Evite alimentos processados com aditivos químicos tais como frios, picles, sopas prontas, azeitonas, molhos (ketchup, mostarda, etc), bacon, presunto, salsichas, pães e produtos com glutamato monossódico, além de carnes com água adicionada. 

Muitas dietas incluem cerca de 5000 miligramas de sódio diários, valor que quase todos os profissionais de saúde consideram extremamente prejudicial. Procure limitar-se a 2000 mg por dia (cerca de metade de uma colher de chá).

  • Os médicos normalmente aconselham seguir “dietas com pouco sódio”, as quais consistem em uma ingestão diária de 1100 a 1500 miligramas de sódio. A Associação Cardíaca Americana afirma que o corpo humano pode funcionar normalmente com uma quantidade mínima de 200mg diários de sódio.
  • Se você não consegue viver sem o sabor “salgado”, existem inúmeros produtos e temperos que, combinados, realçam o sabor natural dos alimentos. Não busque apenas opções com pouco sal ou com sal “light”; substitutos também servem (produtos com potássio ou cloreto de potássio são exemplos). Essas alternativas (como o sal à base de potássio, por exemplo) devem ser usadas com moderação, já que seu sabor é diferente do cloreto de sódio.

 

Alho

Alho pode ajudar a reduzir o colesterol, além de reduzir a pressão arterial. Você pode comer cru, Cozidos ou em smoothies. Você também pode tomá-lo como uma cápsula. Alho pode ajudar a controlar a pressão arterial e reduzi-la em até 10%.


Bétula

Conhecida pela sua capacidade para proteger as artérias. Você pode encontrar em extratos ou cápsulas em lojas de alimentos saudáveis. Castanha de cavalo também pode funcionar, mas não se esqueça de verificar com um fito terapeuta sobre este assunto.

 

Tenha uma dieta magra e moderada e evite estimulantes. 

Evite cafeína, carboidratos brancos (apesar de o macarrão não se transformar em açúcar tão rapidamente quanto pães, biscoitos e bolos), doces, refrigerantes e gorduras excessivas. Experimente dietas que usem mais legumes e verduras, sem exagerar nas carnes, leite e ovos.
 

Hawthorn

 

Hawthorn é conhecida por fortalecer os vasos sanguíneos e regulam o ritmo cardíaco. É muito seguro e pode ser tomado por quase qualquer pessoa, mesmo aqueles em uso de medicações. Mas, como sempre verifique com seu médico antes de usar. Está disponível mais amplamente como em pó ou liquido, mas você também pode obter chá ou cápsulas.

 

Consuma menos cafeína. 

 

Parar o consumo de café e outras bebidas cafeinadas baixará sua pressão arterial. Isto é importante, pois até mesmo uma ou duas xícaras de café podem elevar a pressão arterial para o Estágio Prejudicial de Nível 1. O café complica ainda mais a vida da pessoa que tem Hipertensão de Estágio 1, pois a cafeína é um estimulante do sistema nervoso. Assim, nervos agitados podem causar uma aceleração nos batimentos cardíacos, elevando a pressão arterial. Caso você seja uma pessoa que bebe muita cafeína (mais do que 4 bebidas cafeinadas por dia), controle-se e afaste-se de tal substância para evitar sintomas de abstinência – como dores de cabeça.


Sorria mais seja mais feliz

 

Ter uma melhor atitude sobre a vida pode reduzir o stress e acalmar a pressão arterial elevada. Sorrir é contagiante. Se você sorrir, outros vão sorrir de volta em resposta.

A pressão arterial elevada não tem que controlar sua vida. Com os devidos cuidados, você pode gerenciar ou até mesmo eliminar a necessidade de medicação. Novamente, não se esqueça de consultar o seu médico de confiança antes de iniciar algo novo

Veja o Video: Relação CHUCHU diabetes e Pressão alta

Pressão Alta: Receita Caseira para pressão alta

Veja o Video: Como Baixar Pressão Alta

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

Livros OnlineLivros OnlineLivros OnlineLivros Online

Livros Online Mas Procurados da Internet Click No Livros e Saiba Mais...

download de Livrosdownload de Livrosdownload de Livrosdownload de Livros